F. (92) 8237-5533

Choose your language

Internacional - Quebra de relações diplomaticas entre Irã e Iemen


2016-01-07 14:56:14

Irã acusa aviação da Arábia Saudita de atacar sua embaixada no Iêmen

Ataque deixou vários feridos entre o pessoal diplomático, disse porta-voz.
Países estão em crise e romperam relações

A crescente tensão entre Irã e Arábia Saudita provocou o rompimento das relações diplomaticas entre os dois países, seguem as informações  publicada pela France Press e globo.com

A aviação saudita bombardeou deliberadamente a embaixada do Irã no Iêmen e deixou vários feridos entre o pessoal diplomático, afirmou nesta quinta-feira (7) um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hossein Jaber Ansari, citado pela TV oficial. Forças sauditas lideram uma coalizão contra rebeldes no Iemên.

"Esta ação deliberada da Arábia Saudita é uma violação de todas as convenções internacionais para proteger as sedes diplomáticas (...) e o governo saudita é responsável pelos danos causados e pela situação dos membros do pessoal que ficou feridos", afirmou Jaber Ansari.

Como foram as ações
O ataque aconteceu na noite de quarta-feira (6). A coalizão liderada pelos sauditas realizou bombardeios em Sanaa, capital do Iemên, tendo como alvo lançadores de mísseis usados pelos rebeldes houthis.

 
(Créditos imagem - Hani Mohammed/Associated Press)

O porta-voz da coalizão, general Ahmed Asseri, disse que a acusação de um ataque contra a embaixada iraniana será investigada. Segundo ele, a coalizão pediu a todos os países dados sobre a localização de suas representações diplomáticas.

Moradores relataram dezenas de ataques aéreos. Outros pontos de Sanaa também foram atingidos, como uma fábrica de bebidas.

 




FAM INTENATIONAL - TODOS DIREITOS RESERVADOS